Cassius Marcellus Clay Jr (ou Muhammad Ali-Haj), nascido em Louisville, aos 17 dias do mês de janeiro de 1942 é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos. É mundialmente conhecido não somente pela sua maneira de boxear, mas também pelas suas posições políticas. Ali foi eleito " O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999.
Nascido no estado do Kentucky, tornou-se o melhor lutador de boxe do seu tempo e começou vencendo os Jogos Olímpicos de 1960. Conquistou o título de campeão dos pesos pesados ao derrotar Sonny Liston em 1964. Perdeu o título em 1967 e foi proibido de atuar por três anos e meio por ter se recusado a lutar no Vietnã. Recuperou o posto ao ser reabilitado, mas logo perdeu para Joe Frazier. Ganhou de novo o título em 1974 ao vencer George Foreman em luta realizada no Zaire (retratada no documentário "Quando éramos Reis"), perdeu-o em 1978 para Leon Spinks e em seguida retomou-o de Spinks. Retirou-se do boxe quando ainda era campeão.
Em suas primeira lutas profissionais demonstrou uma incrível rapidez com as mãos e os pés, considerando-se que sua estatura era de 1,88 e seu peso 85 quilos. O homem que alardeava suas habilidades para "voar como uma borboleta e picar como uma abelha", foi uma personalidade no inicio dos anos 60, um vilão norte-americano e finalmente um herói internacional.
Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo. Atualmente, sofre do mal de parkinson e é um dos ex-desportistas meis queridos no globo.
Videos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário